O shopper é a pessoa que faz a decisão de compra no ponto de venda. A sua jornada de compra é o caminho que ele percorre desde o momento em que percebe uma necessidade até a efetivação da compra.
Este percurso não é linear e pode variar dependendo de fatores como o tipo de produto, a personalidade e as circunstâncias externas.
O primeiro passo é o reconhecimento. Aqui o shopper percebe que tem uma necessidade ou problema a ser resolvido.
Após identificar sua necessidade, o shopper começa a buscar soluções, compara produtos e avalia marcas tanto online quanto em lojas físicas.
Após reunir informações suficientes, o shopper avalia suas opções e se aproxima de uma decisão de compra.
O shopper adquire o produto, mas sua jornada não termina aqui. Sua experiência durante esta fase (facilidade de check out, atendimento ao cliente, etc) pode afetar sua percepção e lealdade à marca ou loja, influenciando futuras decisões de compra.
A jornada do shopper é complexa e variada. Cada etapa da jornada de compra é uma oportunidade para marcas criarem uma experiência memorável para o shopper.