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5 estratégias de sucesso no PDV(Ponto de Venda)
Mesmo com um alto número de lojas que fazem vendas online, nada se compara a um PDV estrategicamente bem posicionado, arrumado, chamativo, inovador e atrativo.
A Nielsen, empresa global de informações, dados e medição, que oferece uma variedade de informações em pesquisa de mercado, analisou em, em uma das suas pesquisas de campo, que 70% dos clientes ainda preferem ir até as lojas para fechar negócio.
Isso se deve ao fato não apenas do poder da negociação de valores, mas também pela segurança que alguns clientes sentem em comprar o produto pessoalmente, tendo a garantia de qualidade e segurança do produto adquirido.
Neste artigo, iremos explorar o conceito de PDV e oferecer cinco estratégias eficazes para otimizá-lo.
Neste artigo, falaremos sobre:
O que é PDV?
PDV, ou Ponto de Venda, é o local onde ocorre a transação final entre comprador e vendedor – essencialmente, é onde a venda acontece. Isso pode ser uma loja física, um e-commerce ou até mesmo um quiosque.
No universo do trade marketing, o PDV é considerado o palco principal, onde a marca tem a oportunidade de interagir diretamente com o consumidor e influenciar suas decisões de compra.
Compreender e otimizar seu PDV é essencial para qualquer marca que queira não apenas sobreviver, mas prosperar no competitivo mercado de varejo.
Abaixo estão cinco estratégias que podem ajudar a melhorar a eficácia do seu PDV.
A identidade do seu produto
Qual a identidade do seu produto? O que o identifica é exatamente o seu nome. Não importa se você tem um espaço pequeno ou grande, a sua marca precisa estar presente onde quer que se olhe.
Tudo está ligado de forma indireta a ela, que deverá conter nas embalagens, nas sacolas, etiquetas, adesivos nas paredes, nos folders de produtos e promoções, cartões, fachada, letreiro e em todas as mais diversas possibilidades associadas ao seu produto.
Quanto mais em evidência sua marca estiver, mais estará trabalhando a sua identidade visual, e isso é o melhor marketing que você pode fazer a favor da sua marca.
Marketing Sensorial
Já foi ao supermercado e ficou indeciso sobre a compra entre dois produtos, porém, acabou optando por levar aquele o qual já conhece, por medo de não conhecer o similar, apesar de “parecer bom”?
Pois é, não é somente você que passa por esses questionamentos. Muitos clientes também passam por essas incertezas diversas vezes na vida. Para driblar esse tipo de comportamento, o mais indicado é usar o Marketing sensorial dos futuros consumidores.
Mas como usar isso a favor da sua marca?
Trabalhe com os 5 sentidos do homem: Olfato, paladar, visão, audição e tato. Se sua marca for do ramo alimentício, vale a pena investir em promotores nos pontos de venda para ações de degustação.
Desta forma, o cliente terá a oportunidade de degustar o seu produto e acabar com a dúvida que ele nutria a respeito da sua marca. Vale ressaltar que também é válido explorar os outros sentidos do consumidor, por exemplo, o olfato.
Se o seu ramo é perfumaria, vale deixar amostras para que os clientes sintam o cheiro do perfume ou creme, criando neles o interesse do olfato ou tato, nos casos de perfumes, cremes e loções.
Público Alvo
Ao pensarmos em um PDV, temos que planejá-lo de acordo com os princípios da marca, no entanto, ela deve ser direcionada para o seu público alvo.
Você sabe qual é o seu público? O que eles consomem? Do que mais gostam? Quem será atendido neste ponto de venda? Você deve pensar em tudo isso antes mesmo de planejar estabelecer o espaço para sua mercadoria.
Ela deve atingir o público ao qual ele foi designado. Na realização do projeto de espaço, deve-se estudar qual idade irá atender, qual classe social (A,B, C ou D), se será voltado para homens ou mulheres, crianças, jovens, adultos ou idosos.
Todos esses dados devem ser estudados, desta forma você segmentará seu produto para aquele determinado público, facilitando a forma como você vai construir o PDV, uma vez que as pessoas costumam comprar produtos os quais ela se identifica.
Essa identificação para o consumidor final é importante, uma vez que ela busca locais os quais a sensação é de que foram feitos exatamente para ela, fazendo com que se sinta seguro e a vontade para realizar suas compras.
Atenção para o PDV
Invista em uma fachada chamativa, porém bonita e impactante. É ela quem atrai os olhares curiosos dos consumidores, que sentem curiosidade em conhecer o local apenas por ele ser bonito. Invista em iluminação estratégica, que possa focar itens importantes, principalmente o nome da sua empresa ou marca.
O investimento costuma ser alto, mas é uma propaganda constante, 24h por dia, 7 dias por semana, e isso deve ser levado em consideração. Isso fará com que você esteja sempre em evidência para o seu público.
Mas não se esqueça de que a comunicação visual tem que obedecer às cores da sua empresa, então nada de colocar a fachada de outra cor que não as que você já tem em sua marca.
Priorize também locais de fácil acesso para seus clientes, de preferência que tenha grande circulação diária, para que sua marca possa estar sempre sendo lembrada e visada, garantindo que você seja facilmente localizado.
Treinamento de vendedores e demonstradores
Já imaginou que você poderia trabalhar bem a identidade visual da sua marca no PDV, ter trabalhado no marketing sensorial, estruturado seu ponto de venda para o seu público alvo e ter feito tudo certinho para chamar a atenção para os seus produtos e, no final, perder clientes por ter demonstradores e vendedores despreparados para apresentarem os seus produtos?
Difícil aceitar, mas isso acontece muito e não é um fator incomum. Para evitar esse tipo de problema, é imprescindível dar um bom treinamento para sua equipe de campo, para que eles possam atender bem seus clientes, cativando-os não só pelo produto, mas também pelo excelente atendimento.
Um bom demonstrador e vendedor deve ser sempre solícito, prestativo, empenhado em solucionar as dúvidas do consumidor, sempre de forma gentil. Sua marca sempre será associada pelo produto escolhido e atendimento recebido.
Um cliente bem atendido sempre voltará ao seu ponto de venda.
Conclusão
A implementação eficaz de estratégias de PDV é fundamental para o sucesso no trade marketing.
As marcas que investem em criar uma experiência de PDV coesa, envolvente e memorável não só veem um aumento nas vendas, mas também constroem uma conexão duradoura com seus consumidores.
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